Hoje não é 13, mas tivemos uma sexta-feira triste, assustadora, reveladora, pavorosa!!
O então “patrimônio” da União, Ministro da Justiça - SERGIO MORO, pediu demissão do cargo em entrevista coletiva e colocou de joelhos o mandato, o governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro e porque não dizer o país. Uma coisa é certa: nisso tudo quem perde e termina pagando a conta é o Brasil.
Mas o que podemos tirar desse infeliz episódio?? Vamos refletir, analisar vários aspectos...
BOLSONARO ERROU!! Pois nenhum individualismo e/ou familiarismo deve sobrepor ao patriotismo. Afinal de contas, é importante lembrar que essa foi uma das principais bandeiras de campanha do então presidente, um total discurso de anti-corrupção e um espírito nacionalista, patriótico.
Na minha opinião, não existe justificativa para a exoneração de um diretor da Polícia Federal sem uma explicação técnica, plausível ou um verdadeiro pedido pessoal. E principalmente, se o motivo for boicotar/atrapalhar as investigações contra possíveis crimes cibernéticos (fakenews) ou qualquer outro crime. Crime é CRIME!!
Contudo, devemos ressaltar que a competência de nomear, exonerar e substituir os principais auxiliares do Governo Federal é de exclusiva deliberação da Presidência da República. E claro, os demais colaboradores podem concordar ou não com as alterações e em não concordando, um dos caminhos natural é entrega do cargo. A demissão. Em tempo, registre-se ainda um outro erro, se houve, do Presidente ao “garantir ou submeter” previamente as indicações ao então Ministro Sergio Moro.
INDICAÇÕES POLÍTICAS:
Infelizmente, não vejo a menor chance de mudança desse aspecto legal, mas JULGO IMPRESCINDÍVEL ANALISAR ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO NO SENTIDO DE NÃO HAVER INDICAÇÕES POLÍTICAS EM CARGOS COMO: STF, STJ, TCU, AGU, PF, etc.
Enfim, não contempla bom senso os possíveis investigados, indicar seus investigadores!!
Isso tudo faz parte de uma manobra imoral dos “poderosos” detentores de mandatos em constituir de forma sistémica escudo protetores e verdadeiros defensores dos crimes de improbidade, desvio de recursos públicos, formação de quadrilha, cartéis, dentre vários delitos contra o erário público.
INDEPENDÊNCIA PARA OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNOS E JUDICIÁRIO!!
O fato é que hoje, infelizmente e absurdamente, nosso “Poder Judiciário e órgãos Controle Externo” não reuni as condições mínimas para o combate a corrupção!!
Contudo, devemos colocar as coisas nos devidos lugares: o possível crime do presidente da república e demais políticos corruptos não implica em crime político. Política é e continua sendo uma otima ferramenta de transformação social para melhorar a vida das pessoas. Até porque, juridicamente falando, obstrução a justiça constitui crime civil e penal, portanto deve ser tratada com o devido rigor!!
SERGIO MORO
Longe de ser perfeito, mas sempre me pareceu e continua dando sinais de um homem sério, honrado!!
E quanto a isso, vale e não podemos esquecer as várias investigações e denuncias feitas na OPERAÇÃO LAVA JATO. Antes de qualquer coisa, mantenho minha convicção que o PT é a maior organização criminosa no cenário da política brasileira!!
Mas quero me prender a postura coerente do agora Dr. Sergio Moro, que de Juíz Federal, Ministro, volta a vida cívica com muita lucidez, serenidade, capacidade e honradez.
A começar por mim, estou certo que o País aumentou sua divida com Sergio Moro. E na condição de brasileiro espero poder pagar ou de alguma forma diminuir esse débito. Que os muitos homens e mulheres de bem consigam enxergar esse triste episódio como exemplo e proposta de tentarmos sempre fazer o certo. Devemos perseverar em fazermos o bem. Apesar do costume e do jeitinho brasileiro, podemos buscar e defender agirmos com honestidade.
Parabéns SERGIO!! Obrigado MORO!!
QUANTO AO FUTURO DO PAÍS
Uma coisa é certa: nosso futuro é incerto!! Podemos ter dias de muita instabilidade, mais uma crise política-institucional, enfim, dias tristes. E o pior tudo isso acontecendo em dias de uma PANDEMIA.
O Presidente pode cair?! O Congresso pode fechar?! O SFT pode ser destituído?! O País pode afundar ainda mais num mar de lama e quebrar?! Podemos ter uma tomada de poder?! Ditadura?!
O que podemos fazer??
Na condição de cidadão brasileiro e na atual conjuntura política e no atual Estado Democrático de Direito, digo que é chegado a hora de refletirmos sobre nossa vida cívica e em especial a importância do voto. Devemos buscar e procurar representantes mais comprometidos com o coletivo, com propostas e uma vida de trabalho sociais. Enfim, escolher votar no menos ruim!! Não existe ninguém perfeito, muito menos político perfeito.
Infelizmente, a começar por mim, todos nós imediatistas e queremos resolver ou ver solução rápidas. Tenham certeza que levaremos muito tempo para devolvermos a moralidade e vivenciarmos a estabilidade social no Brasil. São décadas de desvios, roubos, escândalos, peculatos, dentre outros crimes cometidos contra o país e, não conseguiremos reverter isso num passe de mágica. De uma hora para hora. Não será num mandato ou dois. Enfim, precisamos focar no certo. O alvo é fazer o bem. Ajudar nossa cidade, estado e país nessa árdua e difícil caminho da reconstrução
Por fim, enquanto Cristão, afirmo que perfeito só o nosso Senhor Jesus Cristo. E, sendo assim, aproveito a oportunidade, inclusive em tempos de isolamento social, para fazer um pedido especial, independente de sua religião ou credo. Reze, pense positivo, clame, ore e entregue nosso país a DEUS!!
Enfim, esse foi meu desabado e comentário pessoal: Alex Gomes, um cidadão triste com nosso cenário e condição política-institucional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.