segunda-feira, 18 de maio de 2020

O município de BARREIROS, numa visão pós pandemia

Existe um adágio popular que diz: “há males que trazem o bem”. Num ano de eleições municipais no Brasil, fomos surpreendidos com uma pandemia - provocado pelo coronavírus (COVID-19), e nos  deparamos com formas diferentes de ver a vida, com isolamento social, uma certa redução de pessoas nas ruas, enfim, na maioria das cidades surgem um novo propósito, um novo sentimento político-social.

Uma tendência mundial é certa: o momento é propicio a mudanças, a transformações, novos desafios. Talvez tenhamos que reaprender a conviver ou até estabelecer novas normas de convívio. Ultimamente, o que mais escutamos é a necessidade de aproveitarmos esse momento para tirarmos algumas lições e quem sabe, assumirmos nosso protagonismo no processo eleitoral das cidades

E pensando nisso, a ASSESSORIA GOVERNAMENTAL começou a fazer umas enquetes quanto aos possíveis candidatos a prefeitos e os rumos para algumas cidades.

Dentro desse contexto, tivemos uma grata surpresa quanto ao cenário político de uma cidade pernambucana: BARREIROS

Para quem conhece um pouco desse município, não é novidade que há muitos anos a população de Barreiros vem sofrendo e espera por dias melhores. Nas últimas décadas a cidade vem sendo sub-administrada, sub-julgada e sendo submetida a desmandos de velhos grupos de politiqueiros de plantão. E que mesmo tendo uma arrecadação muito pequena, tem-se um grande legado de denúncias, indícios e processos por desvios de dinheiro público. Um absurdo!!

A história de Barreiros faz parte das lutas libertárias do nosso povo pernambucano, sendo formada de uma aldeia cujo chefe descendia de Filipe Camarão (um dos líderes da restauração pernambucana). Foram os Caetés os primitivos habitantes das terras em que se iria formar o município de Barreiros, cujo nome tem origem dado pelas escavações e depressões feitas no solo, que era de barro vermelho, pelos porcos do mato Caititus, em seus cercados e muito abundantes no lugar.

Desde então, o município de Barreiros, com seus mais de 230km² e uma população com mais de 40mil pessoas, vem se apresentando um grande desafio para os homens e mulheres promoverem uma revolução cívica, afastando os grupos de políticos corruptos, descomprometidas com a tão sonhada e merecida emancipação social.

É importante registrar que em função de sua geografia e a influencia dos rios Una e Carimã, Barreiros vem sofrendo ao longo dos anos com inundações em função das fortes chuvas na região, causando enormes transtornos para toda a população.

Quanto a sua geografia e natureza muito privilegiada, Barreiros se apresenta como uma grande oportunidade de crescimento, tendo muita esperança em dias melhores. Economicamente falando, todos os aspectos e áreas do município apresentam uma grande oportunidade de crescimento. Seja na predominância da agricultura, no comercio ou na força da industria do turismo. Outro aspecto que  podemos considerar e destacar a importância é a distância de 48km, entre o município e um dos principais polos industrial do Estado de Pernambuco: o Complexo Industrial e Portuário de SUAPE.

Diante desse contexto, a cidade de Barreiros pode estar se preparando para romper as fronteiras e eliminar os velhos grupos que querem se perpetuar no comando político do município. Estamos falando, pelo que nos foi apresentado, em uma campanha ainda embrionária, mas muito inovadora, desafiadora, mas que já começa a registrar total condições de viabilidade eleitoreira. Falamos da pré-candidata ao cargo de Prefeita PAULA VERISSÍMO.

Paula Verissimo, uma mulher que vem se destacando e se apresentando como uma nova opção, uma nova esperança de dias mais justos para Barreiros. Paula é conhecida e vem gozando de certo reconhecimento em função do seu esforço e histórico de vida. Segundo informações, Paula se define como sendo: Cristã, casada, mãe, e contadora.

Evidentemente, Paula Verissimo ainda tem muito trabalho por fazer e uma campanha muito dura pela frente, mas uma coisa temos que levar em consideração: ela reúne as qualidades e condições necessária para um novo gestor. Senão vejamos: Paula é contadora, o que ajuda muito e facilita no controle e gastos do dinheiro público. Paula é mãe, o que garante a sensibilidade e olhar carinhoso para implantar as políticas públicas em especial para os menos favorecidos. Paula é casada, o que implica em saber ser parceira e ter compromisso com o próximo. Paula é Cristã, o que garante os melhores princípios e valores para manutenção de qualquer sociedade.

Nossa impressão é que o município de Barreiros tem muita sorte em aproveitar o momento da pandemia para descobrir uma oportunidade de pensar, refletir e mudar os rumos para dias melhores, mais justo. Saímos de lá com o sentimento que é preciso nos unirmos em quanto sociedade e definirmos melhor os nossos representantes. Parabéns BARREIROS!!
Boa sorte, PAULA VERISSÍMO!!

Editorial/Tutorial: Alex Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.