Você sabe O QUE É e para QUE SERVE o Conselho Tutelar?
Criado, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, através da Lei Nº 8.069, 13/julho/1990, o Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente. Importante sabermos que trata-se de um orgão permanente e autônomo, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto, e deve possui independência funcional, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal.
O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos, conforme Lei Nº 13.824/2019. Durante esse período, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e/ou responsáveis. Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.
Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. No entanto, o Conselho Tutelar não tem competência para aplicar medidas judiciais e não pode julgar nenhum caso e não age como órgão correcional. Desta forma, quando um adolescente, por exemplo, pratica algum crime, este será direcionado à Polícia Militar. O Conselho Tutelar poderá atuar somente com aconselhamento. Também não é função do conselho tutelar fazer busca e apreensão de crianças e/ou adolescentes, expedir autorização para viagens ou desfiles, determinar a guarda legal da criança. O Conselho Tutelar é apenas um órgão zelador.
É imprescindível que o conselheiro tutelar seja capaz de manter dialogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para o a função de conselheiro tutelar sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.
Cabe ressaltar que, assim como o juiz, o conselheiro somente aplica as medidas necessárias à proteção dos direitos da criança e/ou adolescente, ele não as executa. Deve, por tanto, buscar os poderes necessários para execução dessas medidas, ou seja, poder público, famílias e sociedade.
Como escolher os conselheiros na minha cidade?
A escolha dos Conselheiros Tutelares dar-se-á através do sufrágio eleitoral, ou seja, do voto!! Devemos procurar conhecer os candidatos. Pois devem ter idade mínima de 21 anos, ensino médio completo, ter um passado idôneo, experiência e atuação junto as atividades de prevenção, proteção e promoção das crianças e adolescente.
06/Outubro/2019: PARTICIPE!! VOTE!! NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DESSA FORÇA!!
CONSELHEIRO TUTELAR, uma função em favor do nosso futuro!













